30/04/13

UM NOVO MÉTODO NUMA NOVA ESCOLA

é assim que se vai chamar mais um estabelecimento de ensino musical a instituir  Concelho de Cantanhede e com sede na casa natal de António Fragoso, na Pocariça.
Esta escola vai dedicar-se ao ensino de todas as valências de sopro, desde os clarinetes, até aos trombones, trompetes e, entre todos os outros, tubas. Além de que iniciaremos também o ensino e formação de coros, um infantil e outro de adultos.
O grande pianista e designer João Vasco escreveu, ao criar o logotipo da Escola, "o tipo de letra tem uma elegância bem patente nas fotografias que conheço de António Fragoso e, em vez do acento no 'o' optei pelo toque subtil da 'fermata'. Ela tem um efeito suspensivo e de prolongação quando aplicada a uma nota (ou pausa) e, por isso, achei interessante a ideia de 'suspensão' associada a António Fragoso, assim como a sua música lhe concedeu já um carácter de eternidade, como que um prolongamento da vida."
Esta frase de João Vasco deu-nos ainda mais alento para criar este estabelecimento de ensino, que parte do 'iniciático', à 'técnica instrumental' e, finalmente, ao ensino prático que é ministrado através de orquestras ou ensembles .
O primeiro Concerto Inaugural será já dado no próximo dia 4 de Maio, nos Claustros da Câmara Municipal de Cantanhede e às 21,45 h. E será interpretado pela OPUS 21 - Orquestra Ligeira
Logo no dia 18 e dando brilho à comemoração do Dia dos Museus, o Coro Infantil "CANTEMUS" e o OPUS 21 - Quarteto de Clarinetes darão no Museu da Pedra, também em Cantanhede, um concerto pelas 17 horas. Mas disso falaremos mais daqui a uns dias.
Também nos dias 24 e 25 estes ensembles musicais irão dar mais concertos, animando a Festa da Baixa Portuense, promovido pelo Centro Nacional de Cultura. E mais se seguirá...


Sem comentários:

Enviar um comentário